Nós temos um propósito fixo e não devemos deixar os obstáculos impostos pelas circunstâncias nos bloquearem permanentemente. De uma forma ou de outra, temos que encontrar uma maneira de cumprir com nosso propósito, que é cantar dezesseis voltas e seguir quatro princípios regulativos. Essa é a nossa primeira austeridade, cantar essas voltas e seguir os princípios.

Mas nós também precisamos de suporte. Não é só uma questão da postura mental correta. Também é uma questão de circunstâncias favoráveis para que isso se torne factível e possível. É preciso tirar para fora da vida outras coisas indesejáveis e então focar em nossa japa; de outro modo, ela não irá acontecer. Não se pode pensar “Vou ver quão longe eu vou conseguir ir hoje”, há uma boa chance de que isso não irá funcionar. Então, cantar dezesseis voltas envolve fazer arranjos para cantar dezesseis voltas. Esse planejamento, na verdade, é muito importante!

Não é só sobre o humor e se tornar absorto. Isso vem depois. Se o arranjo está errado, então como você ficará absorto? Primeiro o arranjo tem que estar em seu lugar, e então o segundo estágio começa, “Como faço para ficar absorto?”. Eu vejo que uma coisa que me ajuda é ler um pouco. Não é que nós nos levantamos e imediatamente já estamos no humor de “É isso, vamos terminar essas voltas! Estou de pé, então vou logo me jogar nisso e daqui a pouco já acabou.”

Essa é uma forma de cantar, mas a outra forma é quando nós dizemos, “Tudo bem, vou ler por cinco ou dez minutos.”. E eu leio até encontrar algo que me marca e então eu começo a cantar, e isso me dá energia para entrar no humor. Então o humor começa a acontecer. Da mesma forma, há os ímpetos. Ālambham está ali, os ímpetos da vida espiritual que ajudam a acordar nossa atração por Krsna.

Texto original: http://www.vrindavana.net/academy/protecting-rounds-kadamba-kanana-swami/

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!