Candravali: Prabhupada, nós escutamos que em nossa filosofia os homens devem tratar as mulheres como mães. Mas na verdade, os homens, principalmente os sannyasis, não tratam as mulheres como mães. Ao invés disso, eles as tratam como maya. Essa atitude, e não as mulheres, é que parece mais com maya! Não parece ser algo apropriado.

Prabhupada escutou à queixa atenciosamente. Ele deu um leve sorriso e começou a responder. Suas palavras caíam de sua boca como se fossem doces frutos maduros caindo de uma árvore.

Prabhupada: Sim, os homens não tratam às mulheres como mães. Nem as mulheres agem como mães. E tampouco se vestem como mães.


Prabhupada respondeu a essa questão delicada de modo direto, reconhecendo a natureza de “manteiga e fogo” das interações entre homens e mulheres. A cultura védica compara o homem à manteiga e a mulher ao fogo, e não vice versa. Na Kali-Yuga, as mulheres parecem estar determinadas a romper com seus papéis tradicionais nas relações sociais. Elas parecem estar pensando, “Se os homens, que são como manteiga, se perturbarem, então isso é problema deles, não nosso. Por que nós devemos ser penalizadas, e restringidas e minimizadas em nossa posição?”. Prabhupada, entretanto, não estava inclinado a comprometer os padrões védicos.

É verdade que nossa identidade corpórea como homem ou mulher é ilusória, mas ainda assim nós temos que lidar na prática com a natureza temporária dessa ilusão. Os homens e mulheres da ISKCON, portanto, devem conscientemente adotar as atividades, restrições e responsabilidades de seus papéis corpóreos e temporários, e assim se tornarem compreensivos, e não antagônicos, para com as necessidades dos outros.


Trecho de “My Glorious Master”, livro de memórias de Srila Prabhupada escrito por Bhurijana Prabhu.

A pedido de seu mestre espiritual, Bhurijana Prabhu desenvolve projetos educacionais em Vrindavana até os dias de hoje, os quais treinam devotos no conhecimento e na prática das instruções contidas nos livros de Srila Prabhupada. Ele organizou o primeiro curso de Bhakti-sastri na ISKCON, e cooperou no estabelecimento do Vrindavan Institute for Higher Education ( VIHE ).

Saiba mais:

http://www.bhurijanadasa.com
http://www.vihe.org

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!