Esse Ekadasi ocorre no mês de Phalguna, e quando a lua se torna minguante nessa hora, uma atmosfera muito especial é criada. As glórias do Sat-tila Ekadasi são narradas no Bhavisyottara Purana em uma conversa entre o sábio Dalbhya e Pulastya muni.

“Ó estimado brahmana!” começou Dalbhya muni.
“As pessoas são as mais poluídas na era de Kali, e há atos pecaminosos sendo realizados a todo tempo! Crimes hediondos tais como o assassinato de brahmanas, o assassinato de vacas e a corrupção geral são abundantes. Por favor, esclareça o processo pelo qual esses criminosos podem ser libertos de seus atos pecaminosos.”

O sábio Pulastya respondeu:

“O meu amigo querido e afortunado, por observar o voto de Ekadasi que cai durante a lua minguante no mês de Phalguna, todas as reações pecaminosas são reduzidas a cinzas. No dia de Ekadasi o aspirante deve acordar cedo, tomar banho e então adorar ao Senhor com orações: ‘Ó Senhor Jarnadana! Ó Krsna, o mais misericordioso! Você é o libertador das almas caídas e condicionadas. Por favor, não exclua ninguém de sua misericórdia, aqueles afundando no oceano de aflições são os que mais necessitam de sua misericórdia. Ó Brahman Supremo! Ó Suprema Personalidade de Deus! Ó Senhor do Universo! Por favor, escute à minha oração e me conceda a bênção de assistí-lo em ajudar às almas condicionadas do mundo material. Por favor, aceite minha fidelidade e me use como um instrumento na luta contra Maya. Ó querida Laksmi devi, por favor seja generosa para com este baixíssimo servo, e conceda-me que eu possa ser liberto de todos os anarthas.’

Doravante deve-se oferecer caridade aos brahmanas; a depender dos meios disponíveis, podem-se oferecer sombrinhas, roupas, sapatos, açúcar, ou um cântaro preenchido com água. Vacas de muitas cores também podem ser dadas, e são específicas deste Ekadasi as sementes de gergelim. Quem presentear com sementes de gergelim neste dia poderá viver nos planetas celestiais por muitos anos.

Sementes de gergelim são usadas em diferentes variedades nesse dia; pode-se tomar banho em água misturada com sementes de gergelim, espalhar pasta de sementes de gergelim pelo corpo, executar sacrifícios de fogo com sementes de gergelim, oferecer oblações aos ancestrais com sementes de gergelim e dar sementes de gergelim em caridade. Quem fazê-lo poderá libertar-se de mais reações pecaminosas do que pode ser capaz de cometer. Portanto, esse Ekadasi é conhecido como Sat-tila.”

Narada Muni certa vez abordou Sri Krsna e pediu-lhe para ouvir as glórias e os resultados de se observar o Sat-tila Ekadasi; Krsna assim recontou a seguinte história.

“Em tempos ancestrais, muito antes até mesmo do começo do mundo, vivia uma brahmani chamada Vanalika. Ela muito sobriamente seguia um voto estrito de celibato, e se ocupava em adorar ao Senhor. Por constantemente seguir ao que decretavam vários votos, ela se tornou emaciada e de uma fraqueza cansada. Embora ela desse em caridade aos brahmanas pobres e às moças não-casadas, ela nunca ofereceu grãos alimentícios, e por isso os semideuses foram tomados de ira contra ela. Apesar dessa insuficiência, eu a considerei como sendo uma alma purificada, devido à sua extrema penitência e generosidade de coração puro dirigida aos brahmanas mendicantes.

Ó querido Naradaji, para que esta brahmani seja testada, eu vesti os trajes de um mendicante e disfarcei-me conforme o apropriado. Eu pessoalmente apareci nesse mundo mortal, e tomando uma tigela para mendigar com as minhas próprias duas mãos, eu me dirigi à casa daquela brahmani Vanalika. E conforme eu me dirigi à sua casa, ela apareceu diante de mim e disse: ‘Ó querido mendicante! De onde viestes? E por favor, não mintas para mim!’

Eu me fingi de bobo e a pedi por caridade uma vez mais; ela ficou irritada e colocou um pedaço de argila na minha tijela de mendigo. Depois disso eu retornei à minha morada e retomei os meus deveres. No devido curso do tempo, aquela mesmíssima brahmani também retornou à minha morada transcendental e conseguiu uma bela casa para sua residência. Porém, devido ao seu infortúnio, ela estava desamparada de riquezas. Ela não tinha grãos alimentícios em sua casa; gradualmente ela se tornou mais inquieta, e me abordou com as mãos postas. Ela humildemente inquiriu, ‘Ó Janardana, por muitas luas eu tenho me ocupado em realizar penitências e austeridades; por que eu agora estou desamparada de grãos alimentícios e de riquezas?’

Eu a respondi deste modo: ‘Você veio até aqui do mundo material; por favor, retorne à sua nova residência e espere por uma visita dos semideuses. Eles chegarão pela curiosidade, e as esposas dos semideuses tomarão o seu darshan; então você deverá perguntá-las sobre as glórias do Sat-tila Ekadasi. Não as deixe partir até terminarem a narração.’ Após escutar minha instrução, Vanalika retornou para casa.

Certo dia ela estava sentada em sua casa, com as portas todas trancadas. As esposas de muitos semideuses misticamente entraram e disseram: ‘Ó bela querida, nós viemos tomar o seu darshan; como uma residente do reino espiritual, você é sem dúvida digna de adoração, e nós, por isso, viemos para vê-la.’

‘Se vocês querem me ver, então por favor me expliquem a importância, a piedade e as glórias do Sat-tila Ekadasi antes de partirem.’

Logo a seguir, uma das esposas narrou as glórias desse Ekadasi. Assim que completou a recontação, Vanalika ficou satisfeita e as semideusas partiram, também satisfeitas com o seu darshan. Sob a instrução dessas magnânimas criaturas, Vanalika observou o dia do Sat-tila Ekadasi e se tornou bonita e refulgente; e ela recebeu grãos, riquezas e ouro em plenitude.

Porém, ninguém deve observar esse Ekadasi estando sob o controle da cobiça ou da luxúria. Quem seguir esse Ekadasi terá destruída a sua pobreza e os seus infortúnios. Se alguém doa sementes de gergelim nesse dia, então todas as suas reações pecaminosas serão vencidas.”

Sat Tila Ekadashi

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!