Prabhupada: Sim?

Reporter: Quando você veio a Chicago na semana passada, você disse que iria nos contar algumas soluções para os nossos problemas nesse país. Você poderia me contar quais seriam algumas dessas soluções?

Prabhupada: Solução não só para o seu país ou nosso país; é a solução para toda a sociedade humana. Eu disse que há diferentes divisões do mesmo corpo – a cabeça, os braços, o estômago, as pernas… Embora o corpo seja um, mas há diferentes partes para diferentes funções. Então o corpo está indo bem. A cabeça é a parte mais importante do corpo. Se a cabeça não está em ordem, então, apesar da aparência das demais partes do corpo – as mãos, as pernas – o corpo é inútil. Tal como um louco: o louco, seu cérebro não está em ordem. Portanto, apesar da aparência de suas mãos, pernas e outras coisas, ele é inútil. De modo semelhante, a sociedade humana deve ser dividida em quatro classes de acordo com as qualidades. Nem todo mundo está no mesmo nível. Então, para… até mesmo para propósitos materiais, deve existir quatro divisões: primeira classe, segunda classe, terceira classe e quarta classe, significando… [ para Nitai ] A definição de primeira classe, procure. Essa é a definição de homem de primeira classe.

Nitai:

śamo damas tapaḥ śaucaṁ
kṣāntir ārjavam eva ca
jñānaṁ vijñānam āstikyaṁ
brahma-karma svabhāva-jam
[Bg. 18.42]

“Ser pacífico, ter auto-controle, pureza, tolerância, honestidade, sabedoria, conhecimento e religiosidade: essas são as qualidades através das quais os brahmanas trabalham.”

Prabhupada: Esse é o homem de primeira classe. Então, ao homem de segunda classe.

Nitai:

śauryaṁ tejo dhṛtir dākṣyaṁ
yuddhe cāpy apalāyanam
dānam īśvara-bhāvaś ca
kṣātraṁ karma svabhāva-jam
[Bg. 18.43]

“Heroísmo, poder, determinação, desenvoltura, coragem na batalha, generosidade e liderança são as qualidades do trabalho para os ksatriyas.”

Prabhupada: Isso é de segunda classe. E então, a terceira classe?

Nitai:

kṛṣi-go-rakṣya-vāṇijyaṁ
vaiśya-karma svabhāva-jam
paricaryātmakaṁ karma
śūdrasyāpi svabhāva-jam
[Bg. 18.44]

Prabhupada: Isso é de quarta classe. Antes de mais nada, a terceira classe.

Nitai: Terceira classe: “Agricultura, pecuária e negociação são as qualidades de trabalho para os vaisyas,…”

Prabhupada: Não pecuária; proteção às vacas.

Nitai: Proteção às vacas.

Prabhupada: Sim. Agricultura e proteção às vacas e comércio, isso é próprio da divisão da terceira classe. E o trabalhador, a quarta classe. Essas divisões devem existir. Então a sociedade pode prosseguir muito bem. Exatamente o mesmo exemplo, que se as diferentes partes do corpo – o cérebro, os braços, o estômago e as pernas – estão todas em ordem, então as funções corpóreas podem prosseguir muito bem. Isso é natural.

Reporter: Onde as mulheres se encaixam nessas quatro classes?

Prabhupada: Isso eu já expliquei. A posição da mulher é subordinada ao homem. Então se o homem é de primeira clase, a mulher é de primeira classe. Se o homem é de segunda classe, a mulher é de segunda classe. Se o homem é de terceira classe, a mulher é de terceira classe. E isso é porque a mulher é destinada a auxiliar o homem, então a mulher se torna apropriada de acordo com o homem, ou marido.

Reporter: Então você diz que as mulheres são inferiores ao homem?

Prabhupada: Sim.

Reporter: Por quê?

Prabhupada: Por condição fisiológica. Tal como você é, os seus atributos corpóreos são diferentes dos atributos de um homem. Você não pode negar isso. Então de acordo com os atributos corpóreos, a condição psicológica e tudo o mais se define. Como você poderia negar isso?

Reporter: Então você acredita que eu sou inferior a você?

Prabhupada: Não é uma questão de inferior ou superior. São diferentes. Agora você diz que um é inferior ou superior. Esse é o seu cálculo. Mas os atributos corpóreos são diferentes. Isso é materialmente. Mas espiritualmente, eles são todos um. Materialmente… Tal como os seus atributos corpóreos e os atributos corpóreos de um homem são diferentes. Agora, até onde diz respeito a inferior, superior, isso é o seu cálculo. Mas nós dizemos que por natureza, a mulher e o homem são diferentes.

Reporter: Mas isso é sobre as mulheres poderem fazer as mesmas coisas que os homens podem fazer, ou sobre as mulheres poderem liderar pessoas?

Prabhupada: Bem, mulheres podem dar a luz à crianças, mas os homens não podem. É possível dar a luz a crianças, um homem pode engravidar? É possível?

Reporter: Não.

Prabhupada: Fisicamente… Portanto há tantas coisas diferentes que são possíveis para o homem e que não são possíveis para a mulher, por natureza. Como você pode dizer que eles são da mesma natureza?

Reporter: Eu não estou dizendo que eles são a mesma coisa. O que pode…

Prabhupada: Então se você não está dizendo isso, então eles são diferentes em suas condições psicológicas. Então agora essa condição psicológica, você pode calcular, “Isso é melhor ou aquilo é melhor”. Isso é o seu cálculo. O nosso cálculo é que o homem e a mulher são diferentes em suas condições psicológicas.

Reporter: Mas você diz que a mulher é subordinada ao homem.

Prabhupada: Sim, isso é natural. Porque quando o marido e a esposa estão ali ou o pai e a filha estão ali, então a filha é subordinada ao pai e a esposa é subordinada ao marido.

Reporter: O que acontece quando a mulher não é subordinada ao homem?

Prabhupada: Então há perturbação. Há perturbação, perturbação social. Se a mulher não se torna subordinada ao homem, então há perturbação social. Portanto, nos países ocidentais há tantos casos de divórcio, porque a mulher não concorda em se tornar subordinada ao homem. Essa é a causa.

Reporter: Qual conselho você daria para mulheres que não querem ser subordinadas aos homens?

Prabhupada: Não é o meu conselho, mas é o conselho do conhecimento védico que a mulher deve ser casta e fiel ao marido.

Reporter: O que nós deveríamos fazer nos Estados Unidos? Nós estamos tentando fazer a mulher ficar em igualdade com o homem.

Prabhupada: Eu não estou tentando. Você não está…, já não são iguais com os homens porque em tantos aspectos, as suas funções são diferentes e as funções do homem são diferentes. Por que você artificialmente diz que eles são iguais? Tal como eu lhe disse, o marido e a esposa – a esposa tem que engravidar, não o marido. Como você pode mudar isso, que tanto o marido quanto a esposa irão engravidar? Isso é possível? Isso é possível?

Reporter: Não, não é.

Prabhupada: Então por natureza um deve funcionar diferentemente do outro.

Reporter: Mas porque isso significa…?

Prabhupada: Então, como você muda?

Reporter: Por que isso significa que as mulheres devem ser subordinadas?

Prabhupada: Sim.

Reporter: Só porque elas podem dar a luz a filhos e os homens não?

Prabhupada: Bem, por natureza… assim que tem filhos, você requer suporte do marido. Caso contrário, você estará em dificuldades.

Reporter: Muitas mulheres tem filhos e não tem suporte dos seus maridos. Elas não tem marido.

Prabhupada: Então elas terão que receber suporte de outros. Você não pode negar isso. O governo está lhe dando suporte. Mas o governo está sobrecarregado. Se o marido suporta a esposa e os filhos, então o governo fica aliviado desse tanto de contribuções para o bem-estar social. Então, isso é um problema.

Reporter: O que acontece quando as mulheres dão suporte aos homens?

Prabhupada: Em primeiro lugar, tente compreender que você é dependente. Depois que homem e mulher se unem, há os filhos, o homem vai embora, e você fica sobrecarregada. A mulher fica sobrecarregada. Por que? Por que isso… é permitido que seja possível? Um homem e uma mulher se unem, a mulher engravida, e o marido vai embora. Então a pobre mulher fica sobrecarregada com a criança. E ela tem que mendigar para o governo. Então você acha que isso é muito legal? A ideia védica é que a mulher deve se casar com um homem, e o homem deve tomar conta da mulher e dos filhos independentemente, para que eles não se tornem um fardo para o governo ou para o público.

Reporter: Você acha que a perturbação social…

Prabhupada: Eu penso assim. Você me dê a resposta. Você só segue fazendo perguntas. Eu te faço uma pergunta: você acha que esse fardo sobre o governo ou o público é algo bom?

Reporter: Eu não compreendo o que você está dizendo.

Nitai: Você acha que o fardo causado quando o marido abandona a esposa, que esse fardo sobre o governo é algo bom?

Reporter: Não.

Prabhupada: Então isso tem acontecido. Porque a mulher não concorda em ser subordinada, ela quer a mesma liberdade, então o marido vai embora e a mulher fica sobrecarregada com os filhos. E isso se torna um fardo para o governo.

Reporter: Há algo de errado na mulher trabalhar?

Prabhupada: Há tantas coisas erradas. A primeira coisa é a esposa, a mulher, a esposa de alguém, e os filhos nascidos de alguém, será que eles devem se tornar um fardo para o governo ou para o público? Em primeiro lugar, responda essa coisa. Por que ela deve se tornar um fardo para o governo? Qual é a sua resposta?

Reporter: Bem, homens são um fardo para o governo, também.

Prabhupada: Você acha, do ponto de vista social, que a posição da mulher e dos filhos sem um pai é algo muito legal? Não.

Reporter: O que eu estou tentando dizer é que… Isso pode acontecer com algumas mulheres. Eu estou falando das mulheres que não…

Prabhupada: Não… esses são casos gerais. Você não pode dizer “algumas”. Eu vejo nos Estados Unidos, a maior parte das mulheres…

Reporter: Ah, então você está dizendo que nem todas as mulheres devem ser subordinadas a todos os homens.

Prabhupada: Não, mulheres devem ser subordinadas aos homens, para que o homem possa tomar conta da mulher. Então a mulher não é um problema para o público.

Reporter: Isso é verdade para toda mulher e todo homem?

Prabhupada: Sim, isso é a natureza. Você pode olhar até mesmo para os cachorros. Os cachorros, eles também tomam conta de seus filhos. Os tigres, eles também tomam conta de seus filhos. Então na sociedade humana, se a mulher engravida e o homem vai embora e ela fica sobrecarregada, ela tem que mendigar do governo, isso não é uma situação muito boa.

Reporter: E as mulheres que não tem filhos?

Prabhupada: Bem, isso também é algo que não é natural. Algumas vezes elas usam anticoncepcionais. Elas matam os filhos, aborto. Isso também não é muito bom. Essas são todas atividades pecaminosas, matar o filho no ventre e tomar abrigo no aborto. Essas são atividades pecaminosas. Irá se sofrer por isso.

Reporter: A perturbação social no país é causada porque…

Prabhupada: Por causa dessas coisas. Eles não sabem disso.

Reporter: E se a mulher fosse subordinada ao homem, isso resolveria todos os nossos problemas?

Prabhupada: Sim. O homem quer que a mulher seja subordinada, fiel a ele. Então ele está pronto para tomar conta. A mentalidade do homem, a mentalidade da mulher são diferentes. Então se a mulher concorda em permanecer fiel e subordinada ao marido, então a vida familiar será pacífica.

Reporter: Muito obrigado. Está ficando tarde.

Cameraman: Mais alguma pergunta?

Reporter: Sim. Ok. Eu vou fazer as mesmas perguntas de novo, você não tem que responder.

Prabhupada: Hã?

Nitai: Ela vai fazer as mesmas perguntas…

Reporter: você não tem que responder.

Nitai: mas não é necessário responder. Eles só irão tirar fotos dela. É para a televisão, eles irão mostrá-la fazendo as perguntas.

Reporter: O que você está fazendo na Filadélfia?

Prabhupada: A mesma coisa. Eu tenho meu templo aqui. Eu fico aqui, eu ensino as pessoas de acordo com a minha filosofia.

Reporter: A Filadélfia é sua última parada nos…

Prabhupada: Não, não. Eu viajo por todos os Estados Unidos. Então eu vou para a Europa. Então eu vou para a África. Eu tenho minha tour programada para quatro meses.

Reporter: Há mais uma pergunta que eu quero fazer. Isso é chá? É chá que você está tomando?

Prabhupada: Não, nós não tomamos chá. Nós não tomamos chá, não tomamos licor. Nós não fumamos. Esse é o nosso processo: não praticar sexo ilícito, não comer carne, não se intoxicar, e não praticar jogos de azar. A menos que alguém esteja casado, não há sexo. E a menos que alguém vá gerar filhos, não há sexo. Não para o prazer. Esse é o nosso princípio regulativo.

Reporter: Vocês tem escolas diferentes para homens e mulheres, correto?

Prabhupada: Sim. O homem é regulado para se tornar um homem de primeira classe, e a mulher é regulada para se tornar uma esposa muito casta e fiel.

Reporter: Há mais uma pergunta.

Prabhupada: Então se terá muito sucesso na vida. E casamento, compulsório. Casamento, compulsório.

Reporter: Todos devem casar?

Prabhupada: Sim. Pelo menos todas as mulheres devem se casar. Portanto, de acordo com a concepção védica, a poligamia é permitida.

Reporter: É permitida?

Prabhupada: Sim. Porque toda mulher deve se casar. Mas todo homem pode não se casar. Então o homem tem de aceitar mais de uma esposa.

Reporter: Há mais uma pergunta que eu tenho para lhe fazer. Você diz que o cérebro da mulher é menor que o do homem.

Prabhupada: Mulher?

Nitai: O cérebro da mulher é menor que o cérebro do homem.

Prabhupada: Sim, isso é um fato. Na história, não existiu uma mulher que tenha sido um grande filósofo, um grande matemático, grande cientista, grande educador. Nós não encontramos. Todos foram homens.

Reporter: Mas e as mulheres que são líderes de países, tal como no seu próprio país?

Prabhupada: Bem, de acordo com a concepção védica, a liderança nunca é oferecida à mulher. Mas a experiência tem demonstrado que a liderança das mulheres não tem sido bem-sucedida.

Reporter: Você acha que a liderança da Sra. Gandhi não tem sido bem-sucedida?

Prabhupada: Bem, já há problemas. Há tantos grandes, grandes homens, que não concordam com ela, e ela tomou medidas de emergência. Então, como um todo, o país está com problemas.

Reporter: Mas e a Senhora Meir, presidente de Israel?

Prabhupada: Eu não falo de nenhuma mulher em particular, mas de acordo com a civilização védica, nós nunca vimos na história que uma mulher tenha se tornado uma líder.

Reporter: Mulheres tem se tornado líderes.

Prabhupada: Elas não foram selecionadas. O líder — antes, na monarquia — os monarcas eram escolhidos pelo conselho consultivo de homens de primeira classe. Então eles nunca selecionaram qualquer mulher para se tornar uma líder da sociedade.

Reporter: Mas e as mulheres que foram eleitas pelo povo?

Prabhupada: Bem, eleição popular… Veja que vocês elegeram Nixon, e então vocês quiseram que ele renunciasse. Então esse tipo de eleição não tem valor. Algumas vezes vocês elegem, outras vezes vocês tiram. Então qual é o valor dessa eleição?

Reporter: Então um líder não deve ser eleito.

Prabhupada: Eleito, mas não por esse público geral. Eles não tem inteligência. Algumas vezes eles elegem o homem errado, e depois eles tentam novamente tirá-lo do poder. Então qual é a utilidade dessa eleição? Porque a eleição não é sóbria, não é madura. Se a eleição fosse sóbria e madura, não haveria necessidade de tirá-lo do poder novamente.

Reporter: Nós conversamos com cientistas que dizem que o tamanho do cérebro não tem nada a ver com a inteligência. Você acredita nisso?

Prabhupada: Eu creio que os cientistas não pensam assim. Eles mantém o cérebro de um cientista em especial para estudos. Eles mantém o coração de um nobre homem em especial. Por que eles estão tentando estudar o coração e o cérebro se não há diferença?

Nitai: Algumas vezes eles mantém o cérebro de um grande cientista para estudos porque eles pensam que ele é tão inteligente que deve existir algo que podemos aprender estudando o seu cérebro. Então se eles estão pensando assim, então deve existir também uma diferença entre o cérebro de uma mulher e o cérebro de um homem.

Reporter: O que eles dizem é que há diferença, mas ela não tem nada a ver com o tamanho.

Nitai: Então para que eles mantém os cérebros dos grandes cientistas para estudos?

Reporter: Eles mantém os cérebros de muitas pessoas para estudos.

Nitai: Especialmente os grandes cientistas, eles querem ver o que fez esse homem ser tão inteligente.

Reporter: Isso não é necessariamente verdade.

Prabhupada: Então por que eles estudam o cérebro? Qual é o propósito de se estudar o cérebro a menos que exista uma diferença? Você estuda diferentes cérebros. A menos que você sinta que existe uma diferença entre esse cérebro e aquele cérebro, então por que você estuda? Qual é o sentido do estudo?

Reporter: Achar diferenças entre homens, não necessariamente diferenças entre homens e mulheres.

Prabhupada: Eu não falo em homem ou mulher. Mas eu digo que você estuda diferentes cérebros — por quê? A menos que você acredite que exista alguma diferença?

Reporter: Existe diferença.

Prabhupada: Sim. Se existe diferença, então qual é o problema se há diferença entre homens e mulheres?

Reporter: Eles dizem que não há.

Prabhupada: Eles dizem, mas nós devemos estudar o fato. Tão logo você estude a construção de diferentes cérebros, então você deverá saber que há diferenças, diferentes atividades.

Reporter: Em outras palavras, você não acredita nisso, no que eles falam.

Prabhupada: Então por que você estuda diferentes cérebros?

Reporter: Eu não estudo. Eu só estou lhe dizendo o que os cientistas dizem.

Prabhupada: Então os cientistas, o psicólogo… Quando eu era um estudante de psicologia e o nosso professor, um grande homem, Dr. W. S. Urquhart, ele disse que “Ao estudarmos os cérebros de homens e mulheres, nós encontramos a maior substância cerebral nos homens, com mil e oitocentas gramas de peso.” Você pode negar. Essa é a afirmação de um grande psicólogo. Você pode anotar o seu nome, Dr. W. S. Urquhart, professor de psicologia no Scottish Churches College de 1918 a 1920.

Reporter: Oh céus, não me admiro. De 1918 a 1920. Isso significa… Ok, agora eu vejo no que você está pensando· Isso foi há muitos, muitos anos atrás.

Prabhupada: Então você pode dar alguma prova de que desde então que a mulher… Em 1920… Ela não pode aceitar?

Nitai: Ela não pode aceitar. De alguma forma eles pensam que o cérebro não é mais menor. Se antes era menor, hoje já não é.

Prabhupada: Então onde está a prova…

Reporter: Você não acredita que existiu um avanço da ciência desde 1920?

Nitai: Bem, se foi constatado que o cérebro tinha metade do tamanho, então por que isso deveria mudar agora? Deveria mudar?

Reporter: Bem, você acha que os romanos eram tão altos como somos hoje?

Nitai: Não, mas… Mas então, em cinquenta anos não vai acontecer nenhuma mudança no cérebro.

Reporter: Não em 1920. Por que você usa a tecnologia que usa? Não tinha carros naquela época, ou essa televisão. As coisas mudaram desde 1920.

Prabhupada: Então que mudança aconteceu? Você pode fornecer evidências de que a mulher tinha um cérebro mais poderoso que o do homem naqueles anos? Você pode fornecer evidências?

Reporter: Não, o que estou dizendo é que…

Prabhupada: Agora, você pode dar alguma evidência de que a mulher se tornou mais poderosa que o homem durante esses cinquenta anos?

Reporter: Sim.

Prabhupada: Qual é? Me dê algum exemplo tangível.

Reporter: Que ela e eu não estaríamos aqui se as mulheres não fossem mais poderosas do que nós éramos há cinquenta anos atrás.

Harikeśa: Agora elas estão falando mais alto.

Reporter: Mais do que você. Muito obrigado. [ Repórter se retira ]

Harikeśa: Os cientistas tem a teoria de que o cérebro, a inteligência é medida pelas rugas no cérebro, as rugas, não pelo tamanho.

Prabhupada: Não pelo tamanho, mas qual é a prova de que o cérebro da mulher aumentou? Onde está a prova?

Harikeśa: Eles acham que por o ego ter aumentado, então o cérebro também aumentou.

Prabhupada: Ah, isso é legal. Isso é legal. Então ficar com raiva significa derrota. Se duas pessoas estão argumentando, e o homem, um dos lados, fica com raiva, isso significa que ele foi derrotado. Por que deveríamos ficar com raiva? É argumento, lógica. Eles deviam prosseguir. E ficar com raiva e ir embora, isso significa derrota.

Harikeśa: Eles ficam irritados porque não podem lhe dominar.

Prabhupada: Hã?

Harikeśa: Eles não podem lhe dominar, então eles ficam muito irritados.

Prabhupada: Não, não é uma questão de dominação, é uma questão de lógica. Se você não concorda em usar a lógica, então nenhuma argumentação pode progredir.

Utammaśloka: Srila Prabhupada, se alguém não concorda em usar a lógica, isso significa que ele está sob a influência de tamo-guna?

Prabhupada: Isso significa que ele é um animal.

Visitante: Sobre a influência de quem?

Uttamaśloka: Tamo-guna.

Visitante: O que é isso?

Harikeśa: É o modo da ignorância.

Prabhupada: A lógica é para o homem erudito, e o homem sem educação, ele quer forçar, “Sim, você deve fazer isso”. Com um revólver apontado, “Você deve fazer isso”. E um homem educado, ele argumenta sob a lógica. Essa é a diferença. As rainhas de Krishna, elas estão se afirmando como as criadas de Krishna. Você leu esse trecho? Quando há uma conversa entre Kunti e as rainhas de Krishna, e as rainhas se apresentaram como criadas de Krishna.

Harikeśa: Os homens se tornaram os servos das mulheres.

Prabhupada: Hã?

Harikeśa: A emancipação das mulheres se tornou tão bem-sucedida que agora o homem é o servo da mulher.

Prabhupada: Ela não é bem-sucedida. Tal como eu estava apontando. Ela causou um desastre, porque as mulheres como um todo se tornaram dependentes do bem-estar presenteado pelo governo, e o governo tem que aumentar pesadamente os impostos para esse fim. Os impostos são repassados ao público em geral, mas ele está indo individualmente para uma pessoa, e eu escutei que o governo está sobrecarregado. Eles agora estão investigando esses benefícios para o bem-estar social.

Nitai: Há tantos escândalos  com isso.

Prabhupada: Agora há tantos escândalos. Então esses são os problemas. Por que? O homem deixa a mulher sem os seus cuidados.

Brahmananda: Uma estatística anunciou que há mais pessoas nesse país recebendo assistência do que empregadas em trabalhos fora do governo. Isso significa que o governo está na verdade gastando mais com as pessoas do que… [interrupção]

Prabhupada: Isso não é um problema para o governo?

Nitai: É um grande problema.

Harikeśa: Os impostos são muito altos. Todo mundo está reclamando dos impostos estarem muito altos.

Prabhupada: O problema já está aí, mas eles pensam que não é um problema, então o que pode ser dito? Pelo caminho da natureza, se o marido toma conta da esposa e dos filhos, esse problema é resolvido imediatamente. Mas o homem tira vantagem. Ele vai embora depois de ter engravidado a mulher, e a mulher fica sobrecarregada e o governo fica sobrecarregado.

Harikeśa: E a criança cresce para se tornar um criminoso.

Prabhupada: Sim. Hippies. Isso é outro problema. Eles não veem muito longe. Benefício imediato, é isso o que eles querem. Qual será o efeito? Isso é uma civilização de animais. O animal não pode ver qual será o futuro. Portanto, nós devemos nos aconselhar com Krishna, que sabe o passado, presente e futuro. Tudo está ali. Nós estamos disseminando esse conhecimento, que “Você se aconselhe com Krishna. Então será feliz.”. Esse é o nosso programa.

Satsvarupa: Srila Prabhupada, se nós falarmos essas coisas na televisão ou nos jornais as pessoas ficam nervosas, e se todas as pessoas ficarem nervosas como ela ficou, isso ainda será uma boa propaganda para nós?

Prabhupada: Não, então nós cantamos Hare Krishna. Nós não criamos distúrbios. Mas no Bhagavad Gita tudo está discutido, esse varna-sankara e o homem de primeira classe, homem de segunda classe. Se nós temos que impulsionar o movimento para a consciência de Krishna, então nós temos que discutir. Mas se eles não gostarem, melhor cantar Hare Krishna e não discutir nada. Mas essas coisas são discutidas. Se você não concorda em escutar do Bhagavad-gita, então vamos cantar juntos Hare Krishna. Isso é tudo. Mas essas coisas são discutidas no Bhagavad Gita, sobre varna-sankara. Se a população, varna-sankara, é aumentada, então cria-se um inferno. Assim, se você quer aumentar a população infernal, então não discuta. Mas se você pensa que isso é um problema, então discuta. Hmm?

Satsvarupa: Como um brahmana, nós temos que ser verazes. Quando em Hong Kong eles lhe perguntaram sobre o que você pensava de Guru Maharaj-ji, você disse que não conseguiu se conter.

Prabhupada: Sim. Eu disse que ele é um grande enganador. O que posso dizer? E já está provado agora. [risos] Eu disse no meu livro, Viagem Fácil para Outros Planetas, que essa excursão lunar é uma infantilidade, e ficou provado agora. Agora eles não querem falar em excursão lunar, porque eles falharam. Então há dez anos atrás ou mais do que isso, eu disse que ela é só uma infantilidade. [ fim da gravação ]

[ Gravação original ]

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!