Nos shastras nós lemos que se alguém comer a carne de uma vaca, ele será forçado a sofrer em condições infernais por milhares de nascimentos para cada cabelo no corpo da vaca. Se nós dissermos isso para pessoas no mundo ocidental, elas não compreenderão. Porque fora da cultura hindu, no ocidente, as pessoas pensam, “O que há de tão especial com as vacas?”. De acordo com a Bíblia ou uma certa interpretação da Bíblia, Deus nos deu os animais como alimento. Mas na verdade, isso é somente uma interpretação da Bíblia. A Bíblia não disse isso diretamente. Eles dizem, “O que há de tão pecaminoso em matar uma vaca? Por que isso seria injusto?”. Se alguém, por exemplo, está pecando e uma só vez diga “Narayana”, ele fica completamente liberto de todos os seus pecados. Mas se alguém tão somente fizer algo completamente comum ( no ocidente as pessoas comem carne de vaca todos os dias), então ele tem que temer todo esse sofrimento. Isso parece justo? Pode parecer que seja injusto.

Mas na realidade é justo porque Krishna está no centro. E o que Ele quer, o que Ele deseja, esse é o padrão. Porque nós somos todos os Seus servos. Isso é ser um servo de Krishna. Nós agimos de acordo com os Seus direcionamentos, instruções e vontade. Não é uma democracia.

ekale īśvara kṛṣṇa, āra saba bhṛtya
yāre yaiche nācāya, se taiche kare nṛtya
( CC Adi 5.142 )

Krishna é o único Senhor. Todos os demais são Seus servos. E dependendo de como ele manipula as suas cordas, as pessoas dançam. Então a nossa opinião não importa. Eu já falei sobre isso. Existe toda uma área na filosofia ocidental, a filosofia da jurisprudência: o que é certo, o que é errado, qual é a punição ou intimidação apropriada. Mas na jurisprudência védica só existe dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam (SB 6.3.19). A palavra “dharma” pode ser traduzida em inglês como “lei”, isto é, aquilo que é dado pelos shastras, que foi dado por Bhagavan. Isso estabelece o padrão. É isso: existe um padrão absoluto, que nós podemos não compreender ou reconhecer.

Há um outro exemplo do mundo ocidental, que também é algo bastante comum: o aborto. É um pecado tenebroso. Mas na era atual, as pessoas pensam que isso é parte da vida. Na verdade, isso é parte da morte. Mas as pessoas pensam que isso é normal e não há nada de mais com isso. Mas não é o padrão. Novamente, não é uma democracia. Existe o que nós pensamos, o que nós consideramos lógico, mas isso não é levado em consideração. Porque a nossa opinião, e todas as nossas filosofias surgem da falsa noção de que nós fomos feitos para a gratificação dos sentidos.

Então Krishna é absolutamente justo. O que significa que ele atua para o benefício de todas as entidades vivas. E embora algumas afirmações nos shastras, e algumas das penalidades possam parecer injustas, elas não são. Elas possuem o seu próprio propósito, que é levar as almas condicionadas de volta para sua posição original de bem-aventurança. Krishna pensa no bem de todos. Suas leis são absolutamente justas, pois elas atuam para o bem-estar de todas as entidades vivas.


Sua Santidade Bhakti Vikasa Swami

Trecho de “Samiranah” – Surat, Guajarat, Índia – 6 de Julho de 2013

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!