Eu argumento que um guru na ISKCON deve participar do programa matinal completo todos os dias, para que assim evite perder a qualificação de um guru. É claro que talvez existam exceções, tais como uma emergência ou doença séria, mas se ele pode andar ( ou ser carregado ), falar e honrar prasadam, ele deveria estar brilhando como uma estrela durante o programa matinal.

Durante sua última visita ao Ocidente em Setembro de 1977, Srila Prabhupada pessoalmente veio aos programas matinais durante todos os dias que permaneceu em Manor. Se existiu um guru que pudesse ter qualquer desculpa válida para não frequentar ao programa matinal, esse guru era ele, e ainda assim ele passou por essa inconveniência para dar o exemplo.

Um sinônimo para a palavra guru é acarya, que significa alguém que ensina pelo exemplo. Guru significa pregador, e pregador significa acarya — acara pracara. Pode ser permitido que um devoto que tenha executado sadhana bhakti com cuidado durante muitos anos aceite discípulos. A principal qualificação para que alguém se torne um guru, em primeiro lugar, é a sua adesão estrita às práticas definidas pelo seu mestre espiritual. Após algum tempo, porém, se esse devoto, agora guiando seus discípulos, relaxe o seu sadhana por “estar avançado”, ou por “pregação”, ou por alguma outra razão, então não seria isso um entrave? Incapaz de manter os padrões após ter aceito discípulos, ele deve ou imediatamente retificar a situação ou, em nossa humilde opinião, deixar de aceitar mais discípulos até que seja capaz de se recuperar.

Frequência meticulosa aos programas matinais é um requisito para devotos vivendo em um templo da ISKCON, e é um pré-requisito para aqueles recebendo iniciação brahmínica, então por que isso não deveria se aplicar aos gurus?

Por que um professor avançado deveria, digamos assim, “bater ponto” em serviços no templo ou aulas de nível rudimentar?

Porque o nosso mestre espiritual nos ordenou que frequentássemos o programa matinal. Porque esse é o padrão de prática espiritual desde tempos imemoráveis. Porque os gurus, isto é, os acaryas, ensinam através do seu exemplo pessoal.”


“Guru in the Morning”

H.H. Danavir Goswami

Leia o artigo completo em: http://danavirgoswami.com/guru-in-the-morning/

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!