Uma inovadora teoria sobre o sexo dentro do casamento para grhasthas tem emergido, citando o Manu-samhita como autoridade. Tentando ser mais acolhedora, a teoria introduz grhasthas de “segunda classe” e “terceira classe”.

A atual posição da ISKCON sobre o assunto¹ do sexo dentro do casamento para grhasthas é uma regulação clara e aplicável a todos, “uma vez ao mês e somente para procriação”, tal como foi delineado por seu fundador acarya, Srila Prabhupada. Porém, essa nova teoria considera isso como algo idealizado e não-realista, e que promove uma culpa desfavorável para o avanço na vida espiritual. Proponentes dessa nova teoria incentivam o movimento a amadurecer, nos alertando para que não nos escondamos por detrás dos livros de Srila Prabhupada às custas da adaptação propícia dos princípios do Vaishnavismo ao tempo e circunstâncias do presente.

Onde nós encontramos Srila Prabhupada advogando que qualquer classe de grhasthas deveria se ocupar em vida sexual mais do que uma vez ao mês? Onde nós encontramos Srila Prabhupada atribuindo à vida sexual qualquer propósito que não a procriação?

Identificar aqueles se ocupando em sexo ilícito dentro do casamento como “grhasthas” é algo incompatível com o uso que Prabhupada faz desse termo. Um grhastha é um chefe de família que segue estritamente os princípios regulativos, e em especial aqueles que dizem respeito ao sexo.

Caso Srila Prabhupada tivesse desejado que aos membros de seu movimento fossem dadas mais oportunidades para sexo dentro do casamento, ele teria mencionado isso ao menos uma vez no decorrer de seus vastos ensinamentos. Mas ele não mencionou. Pelo contrário, Srila Prabhupada era rígido nesse assunto. E tampouco Sua Divina Graça deixou um assunto de tamanha importância aberto para novas alterações a serem realizadas por seus discípulos supostamente “maduros” que os “adaptariam às mudanças dos tempos”.

Essa nova teoria se preocupa com os sentimentos de culpa daqueles que não alcançam o padrão. Embora nós apreciemos o espírito por de trás de tais pensamentos, nós não podemos realizar concessões com um dos aspectos mais importantes da consciência de Krishna. Se por eu não seguir os verdadeiros padrões da consciência de Krishna para discípulos iniciados, eu sinto culpa, essa culpa é a misericórdia de Krsna para me auxiliar a retornar à posição apropriada.

Em nome de ser acadêmico, ecumênico e mente aberta, nós devemos tomar cuidado para não adulterar as ordens básicas dadas pelo nosso mestre espiritual. Chefes de família não-iniciados interessados em avançar em consciência de Krishna, mas que ao mesmo tempo sejam incapazes de conformar-se aos altos padrões dados para grhasthas dentro da ISKCON, devem ser encorajados e apropriadamente educados para que um dia sejam capazes de seguir os princípios e se tornarem qualificados para tomar iniciação. Em outras palavras, não há escopo para que devotos iniciados dentro da ISKCON transgridam os limites dados pelo seu fundador acarya.

Algumas vezes Srila Prabhupada explicou que vida sexual ilícita é a vida sexual fora do casamento. Proponentes dessa nova teoria convenientemente mal-interpretam tais afirmações para estabelecer um segundo padrão para grhasthas. Isso é, eles afirmam que existe um padrão de “só para procriação” para grhasthas de primeira classe e um padrão menor, “dentro do casamento”, para os demais grhasthas. É uma patifaria que discípulos iniciados pensem dessa maneira. Srila Prabhupada definitivamente não estabeleceu dois padrões. É o mesmo padrão explicado de uma maneira geral, para um entendimento amplo, e então explicado mais explicitamente nos momentos apropriados. Por exemplo, quando Srila Prabhupada faz a afirmação, “Nosso movimento recomenda o cantar dos santos nomes do Senhor”, um discípulo oportunista pode concluir, “Ah, Srila Prabhupada não especificou dezesseis voltas, só que nós devemos cantar os santos nomes. Então, eu prefiro essa instrução, só cantar os santos nomes: não que eu necessariamente tenha de cantar dezesseis voltas por dia”. Tal malabarismo de palavras constitui uma desobediência às ordens do mestre espiritual. O mesmo ocorre com o sexo ilícito.

Em conclusão, nós sugerimos que os devotos da ISKCON devem conduzir uma pregação dinâmica em todos os meios, incluindo a academia, grupos de jovens e outros campos, sem abrir mão de nenhum dos preciosos padrões de Srila Prabhupada.


Trechos de “Grhastha Licenses”

Sua Santidade Danavir Goswami

Texto integral disponível em: http://danavirgoswami.com/grhastha-licences/


¹: Resolução 303 do Corpo Governamental da ISKCON ( GBC ) de 2001:

“303.[PRONUNCIAMENTO] Dado que:

– Muitos devotos estão confusos acerca do que seja sexo ilícito;

– Srila Prabhupada claramente disse que ‘a pureza é a força’ e que isso advém de seguir aos quatro princípios regulativos estritamente; e

– É importante treinar apropriadamente aos novos devotos de acordo com os padrões de Srila Prabhupada e manter sua fé na necessidade de aderir a esses padrões.

Portanto, fica resolvido QUE:

O Corpo do GBC deseja esclarecer que de acordo os ensinamentos de Srila Prabhupada, a vida sexual de acordo com princípios religiosos seguida por Gaudiya Vaisnavas é para a propagação de filhos, não para nenhum outro propósito, e que a responsabilidade dos pais é tornar sua prole consciente de Kṛṣṇa. Conforme dito no Quinto Canto do Srimad-Bhagavatam, “O sexo é permitido somente para a geração de filhos, não para desfrute. Pode-se ocupar em sexo para gerar a uma criança consciente de Kṛṣṇa para o benefício da família, da sociedade e do mundo. Caso contrário, sexo é contra as regras e regulações da vida religiosa.” ( SB 5.14.9 p)

Enquanto a definição de sexo ilícito de Prabhupada é clara, também é claro que alguns devotos tem dificuldades em manter os seus votos de iniciação. O GBC reconhece isso, e sugere que ao invés de tentar ajustar a definição de Prabhupada, nós deveríamos prosseguir com o serviço devocional, e humildemente e sinceramente continuar tentando alcançar o padrão apropriado. Nesse quesito, Srila Prabhupada escreve, “No começo da consciência de Kṛṣṇa, alguém pode não cumprir completamente com as injunções do Senhor, mas porque não se é ressentido contra esse princípio e se trabalha com sinceridade sem consideração de derrota ou de desesperança, ele certamente será promovido ao estágio da pura consciência de Kṛṣṇa.” ( Bg. 3.32 p)”

Também é dito no Srimad-Bhagavatam 11.20.27-28, “Tendo despertado a fé na narração de Minhas glórias, estando aborrecido de todas as atividades materiais, sabendo que a gratificação dos sentidos conduz à miséria, mas estando incapacitado de renunciar a toda gratificação dos sentidos, Meu devoto deve permanecer feliz e Me adorar com grande fé e convicção. Mesmo embora ele algumas vezes se ocupe em gratificação dos sentidos, Meu devoto sabe que toda a gratificação dos sentidos conduz a resultados miseráveis, e ele sinceramente se arrepende de tais atividades.”

Disponível em: http://www.dandavats.com/wp-content/uploads/GBCresolutions/GBCRES01.htm

Follow us

Share:

Nenhum comentário

  1. Srila Prabhupada (o guru de SS Danavir Goswami) pensa diferente…

    Por exemplo, o prazer sexual é uma necessidade para a alma condicionada e sob a licença dos laços matrimoniais permite-se o prazer sexual. Conforme os preceitos das escrituras, o homem está proibido de ter relações sexuais com qualquer outra mulher a não ser sua própria esposa. Enquanto alguém tiver um corpo material, permite-se que ele satisfaça as necessidades do corpo material, mas sob regras e regulações. (Bhagavad-gita 3:34, Significado, Prabhupada. —Texto adaptado).

    “Então, mulher, sexo, há sexo, a necessidade sexual e a demanda corporal. Assim, mulher não só dá prazer sexual para o homem, mas a mulher também deve preparar bom alimento para o homem. O homem trabalha muito duro. Quando ele chega em casa, se a esposa fornece-lhe bom alimento, conforto e sexo, a casa fica muito feliz. Essa é a experiência prática. Então, depois de trabalhar duro, quando o homem chega em casa, se ele é suprido com bom alimento e fica satisfeito por comer, e, em seguida a mulher o satisfaz sexualmente, então ambos permanecem totalmente satisfeitos, e eles podem melhorar seu verdadeiro afazer, a compreensão espiritual, porque a vida humana é para fazer progresso na compreensão espiritual” (Discussão de Prabhupada com Hayagriva sobre Auguste Comte).

  2. ARTIGO: SEXO NO CASAMENTO

    Krishna diz: “Eu sou a vida sexual que não é contrária aos princípios religiosos” (Bhagavad-gita 7:11 —Excerto).

    “O sexo é saudável e natural e cumpre uma função divina. Em sua forma de expressão mais elevada, uma relação sexual significa que um homem e uma mulher se uniram para servir a Deus, criando um ambiente para uma nova alma entrar neste reino material e desenvolver seu relacionamento com Ele. Em um casamento, marido e mulher devem ver seus parceiros como presentes de Deus. Os cônjuges que pensam desta maneira, compreendendo que o Senhor os confiou alguém para cuidar, terão a cautela de proteger seus parceiros, de modo que agrade o Senhor” (Bhakti-tirtha Swami. —Texto adaptado).

    “Então, mulher, sexo, há sexo, a necessidade sexual e a demanda corporal. Assim, mulher não só dá prazer sexual para o homem, mas a mulher também deve preparar bom alimento para o homem. O homem trabalha muito duro. Quando ele chega em casa, se a esposa fornece-lhe bom alimento, conforto e sexo, a casa fica muito feliz. Essa é a experiência prática. Então, depois de trabalhar duro, quando o homem chega em casa, se ele é suprido com bom alimento e fica satisfeito por comer, e, em seguida a mulher o satisfaz sexualmente, então ambos permanecem totalmente satisfeitos, e eles podem melhorar seu verdadeiro afazer, a compreensão espiritual, porque a vida humana é para fazer progresso na compreensão espiritual” (Discussão de Prabhupada com Hayagriva sobre Auguste Comte).

    “Em seus ensinamentos, Prabhupada frequentemente definia ‘sexo ilícito’ como ‘sexo fora do casamento’, e ele também deu uma segunda definição: ‘sexo no casamento que não se destina à procriação’. Portanto, nós possuímos ambas definições. A maioria dos casais seguem a primeira definição, que ainda é admirável nos dias de hoje” (HD Goswami. —Texto adaptado).

    Na Bíblia e na Bhagavad-gita são dadas essas duas definições para sexo no casamento:

    Definição Um

    1-6 Passemos agora às perguntas que vocês fazem na carta que me enviaram. Primeira: é bom ter relações sexuais? Sem dúvida, mas de maneira certa. É bom estar casado, tanto para o homem quanto para a mulher. Os impulsos sexuais são fortes, mas o casamento é forte o bastante para contê-los, permitindo uma vida sexual equilibrada e plena num mundo de desordem sexual. O leito matrimonial deve ser marcado por mutualidade —o marido procurando satisfazer a esposa, a esposa procurando satisfazer o marido. O casamento não é um espaço para “brigar por direitos”. O casamento é uma decisão de servir a outra parte, na cama ou fora dela. A abstinência sexual é possível por um período de tempo, se ambos concordarem e se for para algum propósito de jejum e oração —mas apenas em ocasiões assim. Depois voltem um para o outro. Satanás conhece maneiras engenhosas de nos tentar quando menos esperamos. Entendam que não estou ordenando tais períodos de abstinência; apenas dou o melhor conselho, se vocês quiserem proceder assim. 7- Às vezes, penso que seria melhor que todos fossem solteiros, como eu —uma vida mais simples em muitos sentidos! Mas, o celibato não é para todos, assim como o casamento também não. Deus dá a alguns o dom de ser solteiro e a outros o dom de ser casado. (Bíblia, 1 Coríntios 7:1-7 AM).

    Por exemplo, o prazer sexual é uma necessidade para a alma condicionada e sob a licença dos laços matrimoniais permite-se o prazer sexual. Conforme os preceitos das escrituras, o homem está proibido de ter relações sexuais com qualquer outra mulher a não ser sua própria esposa. Enquanto alguém tiver um corpo material, permite-se que ele satisfaça as necessidades do corpo material, mas sob regras e regulações. (Bhagavad-gita 3:34, Significado, Prabhupada. —Texto adaptado).

    Definição Dois

    27- Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28- e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos. (Bíblia, Gênesis 1:27-28 NTLH. —Excerto).

    A vida sexual, conforme os princípios religiosos, deve visar à propagação de filhos. (Bhagavad-gita 7:11, Significado, Prabhupada. —Excerto).

    Conferência de Imprensa no Templo
    5 de agosto de 1971, Londres

    Entrevistadora: Se qualquer um de nós aqui nesta manhã desejasse se tornar seu seguidor o que temos de dar ou desistir?

    Prabhupada: Antes de tudo a pessoa precisa desistir da vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Isso inclui toda a vida sexual ou… O que é ilícito?

    Prabhupada: Sexo ilícito… Sem casamento, sem qualquer relacionamento, vida sexual, isto é a vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Então, o sexo é permitido no casamento, mas não fora.

    Prabhupada: Esta é a vida sexual animal. Assim como os animais, eles não têm relacionamento e têm vida sexual. Mas, na sociedade humana há restrição. Em cada país, em todas as religiões há um sistema de casamento. Assim, sem casamento, a vida sexual é vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Mas o sexo é permitido dentro do casamento.

    Prabhupada: Sim, é isso.

    Outros exemplos
    que possuem mais de uma definição

    – 16 voltas de japa é a Definição Um. 64 voltas é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado final.

    – Ekadashi com jejum de grãos é a Definição Um. Ekadashi com jejum completo é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado também, ou seja, ambas são consideradas padrão.

    – “Quaisquer resultados obtidos em [Definição Um] Satya-yuga por se meditar em Viṣṇu, em [Definição Dois] Tretā-yuga pela realização de sacrifícios, e em [Definição Três] Dvāpara-yuga por servir os pés de lótus do Senhor também podem ser obtidos em [Definição Quatro] Kali-yuga simplesmente pela entoação do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa.” (Śrīmad-Bhāgavatam 12.3:52 —Texto adaptado)

    *Notas:

    1- Stricto sensu é uma expressão latina que significa, literalmente, “em sentido específico, estrito”, por oposição ao “sentido amplo”, lato sensu, de um termo.

    2- Bhaktisiddhanta Sarasvati, mestre de Prabhupada, declarou que quem cantasse menos que 64 voltas por dia era um caído. No Caitanya Bhagavata, o Senhor Caitantya afirma que só aceita prasadam daqueles que são Lakeshvaras (aqueles que cantam 64 voltas).

    – Quando Prabhupada pediu para seus seguidores cantarem 64 voltas, todos ficaram em silêncio. “32 voltas”, disse ele. Novamente silêncio. Então misericordiosamente, como Patita Pavana (aquele que liberta os caídos), disse: “16 voltas no mínimo”. Todos concordaram.

    3- Prabhupada também especificou o que é Sexo Sutil: pornografia, masturbação, conversar com gracejos ou desejar outras mulheres além da esposa… Tudo isso é sexo ilícito.

    “Existem oito tipos de vida sexual sutil. Se você vê uma mulher bonita e se você aprecia, ‘Oh, quão bonito é o seu rosto’, isso é sexo sutil. Se você lê livros, isso também é sexo sutil. Se você se esforçar para abordar essa mulher ou homem para conseguir uma oportunidade de ficarem mais próximos, isso é sexo sutil” (Palestra de Prabhupada sobre o Śrīmad-Bhāgavatam 7.6:4 — Vrindavana, Índia, 5 de dezembro de 1975).

    “Às vezes, os homens demoníacos planejam supostos esportes, como o tênis, com o sexo oposto. O propósito de tais esportes é ver a constituição física da bela mocinha e gozar de uma mentalidade sexual sutil” (Śrīmad-Bhāgavatam 3.20:35, Significado, autor Prabhupada. —Excerto).

    Por exemplo, podemos assistir uma partida de vôlei feminino visando o jogo em si. Se durante a partida você repara que uma jogadora é bonita e somente isso, você não está praticando sexo sutil. Porém se você repara que uma jogadora é bonita e começa a contemplar maliciosamente a beleza dela, você está praticando sexo sutil.

    Eu, porém, lhes digo que todo aquele que olhar para uma mulher desejando possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. (Bíblia, Mateus 5:28 VFL)

    Aquele que restringe os sentidos da ação, porém, cuja mente continua nos objetos dos sentidos, decerto ilude a si mesmo e é chamado de impostor. (Bhagavad-gītā 3:6)

    “Em relação a sua pergunta, se as atividades pecaminosas mentais causam uma reação ruim? A resposta é não, elas não fazem. Não sofremos por pensar em algo pecaminoso. Não nesta era. Essa é uma concessão especial para Kali-yuga. Sim, você está correto ao afirmar que as atividades espirituais, inclusive as que são realizadas mentalmente, são benéficas. Você viu o quadro no Néctar da Devoção de como um brahmana simplesmente pelo serviço mental foi promovido a Vaikuntha” (Carta de Prabhupada para seu discípulo Madhudvisa, dezembro de 1972).

    “Um de Seus associados pessoais, a saber, Choṭa Haridāsa, convivia com o Senhor Caitanya juntamente com Seus outros associados pessoais confidenciais, mas este Choṭa Haridāsa acabou olhando luxuriosamente para uma moça, e o Senhor Caitanya foi tão rigoroso que o expulsou imediatamente da sociedade de Seus associados pessoais” (Bg. 16:1-3, Significado, autor Prabhupada).

    “Chota Haridasa foi um associado pessoal e íntimo dO Senhor Supremo Deus Caitanya Mahaprabhu. Por isso, O Senhor lhe exigiu um padrão bem mais elevado para permanecer na companhia íntima de Deus. O Bhagavatam e Prabhupada dão a regra geral para almas condicionadas nesta era que estão praticando consciência de Krishna. Felizmente elas não são castigadas por maus pensamentos. Só assim que temos esperança na prática da consciência de Krishna” (Hridayananda Dasa Goswami).

    4- “O que o homem sem Deus ainda não percebeu é que, em sua busca por vida, ele está se suicidando. No casamento, a esposa tenta extrair prazer de seu marido, porém o marido está com o mesmo objetivo de extrair da esposa prazer para si. Quando menos percebem, a meta de ambos não foi atingida e ninguém está feliz — e, por isso, começam a se ferir. Na tentativa de evitar sofrimento a todo custo, o homem sem Deus se torna um ser frágil, despreparado para a vida, e, na primeira tempestade que surge, seu mundo desmorona. Em sua busca por felicidade, não percebe que tudo que seu corpo mais quer o mata mais rapidamente. Sexo, comida em excesso, substâncias químicas, adrenalina do perigo e tantas outras coisas. Agostinho descreve esse estilo de vida como “beber água salgada, tentando matar a sede”: quanto mais você bebe, mais sedento fica. Jesus advertiu as pessoas que estão nesse caminho, dizendo: “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (Jo 12.25). Cristo veio propor uma nova forma de viver — ou (por que não dizer?) a verdadeira forma de viver” (Jesuscopy, A Revolução das Cópias de Jesus, Pr. Douglas Gonçalves, Cap. 5, pg. 83).

    5- “As restrições em relação ao sexo desregrado parecem bobagem em um imaginário nestes moldes: ‘Isso é prazeroso, e não tem nenhum malefício ou efeito colateral. Por que isso deveria ser restringido?’ Esse imaginário, é claro, não corresponde à realidade. O sexo irrestrito traz mazelas no âmbito físico, psicológico, social e espiritual. Qualquer um que enxergue isso, naturalmente concordará com as restrições sugeridas nas escrituras. Mas é preciso analisar com sobriedade, e não com uma inteligência corrompida pelo desejo, acima de tudo, de sentir prazer imediato. Infelizmente, poucos têm essa inteligência nos tempos atuais” (Hridayananda Dasa Goswami).

    Fontes: Conexão Coração e Alma GVT;
    https://vanisource.org/wiki/710805_-_Press_Conference_-_London
    https://askacharyadevaportugues.wordpress.com/2013/06/22/o-sexo-como-uma-expressao-de-amor/
    https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/a-sexualidade-como-caminho-divino/
    https://krishnatoday.com/eight-forms-of-subtle-relations/

  3. ARTIGO: “SEXO NO CASAMENTO”

    Krishna diz: “Eu sou a vida sexual que não é contrária aos princípios religiosos” (Bhagavad-gita 7:11 —Excerto).

    “O sexo é saudável e natural e cumpre uma função divina. Em sua forma de expressão mais elevada, uma relação sexual significa que um homem e uma mulher se uniram para servir a Deus, criando um ambiente para uma nova alma entrar neste reino material e desenvolver seu relacionamento com Ele. Em um casamento, marido e mulher devem ver seus parceiros como presentes de Deus. Os cônjuges que pensam desta maneira, compreendendo que o Senhor os confiou alguém para cuidar, terão a cautela de proteger seus parceiros, de modo que agrade o Senhor” (Bhakti-tirtha Swami. —Texto adaptado).

    “Então, mulher, sexo, há sexo, a necessidade sexual e a demanda corporal. Assim, mulher não só dá prazer sexual para o homem, mas a mulher também deve preparar bom alimento para o homem. O homem trabalha muito duro. Quando ele chega em casa, se a esposa fornece-lhe bom alimento, conforto e sexo, a casa fica muito feliz. Essa é a experiência prática. Então, depois de trabalhar duro, quando o homem chega em casa, se ele é suprido com bom alimento e fica satisfeito por comer, e, em seguida a mulher o satisfaz sexualmente, então ambos permanecem totalmente satisfeitos, e eles podem melhorar seu verdadeiro afazer, a compreensão espiritual, porque a vida humana é para fazer progresso na compreensão espiritual” (Discussão de Prabhupada com Hayagriva sobre Auguste Comte).

    “Em seus ensinamentos, Prabhupada frequentemente definia ‘sexo ilícito’ como ‘sexo fora do casamento’, e ele também deu uma segunda definição: ‘sexo no casamento que não se destina à procriação’. Portanto, nós possuímos ambas definições. A maioria dos casais seguem a primeira definição, que ainda é admirável nos dias de hoje” (HD Goswami. —Texto adaptado).

    Na Bíblia e na Bhagavad-gita são dadas essas duas definições para sexo no casamento:

    Definição Um

    1-6 Passemos agora às perguntas que vocês fazem na carta que me enviaram. Primeira: é bom ter relações sexuais? Sem dúvida, mas de maneira certa. É bom estar casado, tanto para o homem quanto para a mulher. Os impulsos sexuais são fortes, mas o casamento é forte o bastante para contê-los, permitindo uma vida sexual equilibrada e plena num mundo de desordem sexual. O leito matrimonial deve ser marcado por mutualidade —o marido procurando satisfazer a esposa, a esposa procurando satisfazer o marido. O casamento não é um espaço para “brigar por direitos”. O casamento é uma decisão de servir a outra parte, na cama ou fora dela. A abstinência sexual é possível por um período de tempo, se ambos concordarem e se for para algum propósito de jejum e oração —mas apenas em ocasiões assim. Depois voltem um para o outro. Satanás conhece maneiras engenhosas de nos tentar quando menos esperamos. Entendam que não estou ordenando tais períodos de abstinência; apenas dou o melhor conselho, se vocês quiserem proceder assim. 7- Às vezes, penso que seria melhor que todos fossem solteiros, como eu —uma vida mais simples em muitos sentidos! Mas, o celibato não é para todos, assim como o casamento também não. Deus dá a alguns o dom de ser solteiro e a outros o dom de ser casado. (Bíblia, 1 Coríntios 7:1-7 AM).

    Por exemplo, o prazer sexual é uma necessidade para a alma condicionada e sob a licença dos laços matrimoniais permite-se o prazer sexual. Conforme os preceitos das escrituras, o homem está proibido de ter relações sexuais com qualquer outra mulher a não ser sua própria esposa. Enquanto alguém tiver um corpo material, permite-se que ele satisfaça as necessidades do corpo material, mas sob regras e regulações. (Bhagavad-gita 3:34, Significado, Prabhupada. —Texto adaptado).

    Definição Dois

    27- Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28- e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos. (Bíblia, Gênesis 1:27-28 NTLH. —Excerto).

    A vida sexual, conforme os princípios religiosos, deve visar à propagação de filhos. (Bhagavad-gita 7:11, Significado, Prabhupada. —Excerto).

    Conferência de Imprensa no Templo
    5 de agosto de 1971, Londres

    Entrevistadora: Se qualquer um de nós aqui nesta manhã desejasse se tornar seu seguidor o que temos de dar ou desistir?

    Prabhupada: Antes de tudo a pessoa precisa desistir da vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Isso inclui toda a vida sexual ou… O que é ilícito?

    Prabhupada: Sexo ilícito… Sem casamento, sem qualquer relacionamento, vida sexual, isto é a vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Então, o sexo é permitido no casamento, mas não fora.

    Prabhupada: Esta é a vida sexual animal. Assim como os animais, eles não têm relacionamento e têm vida sexual. Mas, na sociedade humana há restrição. Em cada país, em todas as religiões há um sistema de casamento. Assim, sem casamento, a vida sexual é vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Mas o sexo é permitido dentro do casamento.

    Prabhupada: Sim, é isso.

    Outros exemplos
    que possuem mais de uma definição

    – 16 voltas de japa é a Definição Um. 64 voltas é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado final.

    – Ekadashi com jejum de grãos é a Definição Um. Ekadashi com jejum completo é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado também, ou seja, ambas são consideradas padrão.

    – “Quaisquer resultados obtidos em [Definição Um] Satya-yuga por se meditar em Viṣṇu, em [Definição Dois] Tretā-yuga pela realização de sacrifícios, e em [Definição Três] Dvāpara-yuga por servir os pés de lótus do Senhor também podem ser obtidos em [Definição Quatro] Kali-yuga simplesmente pela entoação do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa.” (Śrīmad-Bhāgavatam 12.3:52 —Texto adaptado)

    *Notas:

    1- Stricto sensu é uma expressão latina que significa, literalmente, “em sentido específico, estrito”, por oposição ao “sentido amplo”, lato sensu, de um termo.

    2- Bhaktisiddhanta Sarasvati, mestre de Prabhupada, declarou que quem cantasse menos que 64 voltas por dia era um caído. No Caitanya Bhagavata, o Senhor Caitantya afirma que só aceita prasadam daqueles que são Lakeshvaras (aqueles que cantam 64 voltas).

    – Quando Prabhupada pediu para seus seguidores cantarem 64 voltas, todos ficaram em silêncio. “32 voltas”, disse ele. Novamente silêncio. Então misericordiosamente, como Patita Pavana (aquele que liberta os caídos), disse: “16 voltas no mínimo”. Todos concordaram.

    3- Prabhupada também especificou o que é Sexo Sutil: pornografia, masturbação, conversar com gracejos ou desejar outras mulheres além da esposa… Tudo isso é sexo ilícito.

    “Existem oito tipos de vida sexual sutil. Se você vê uma mulher bonita e se você aprecia, ‘Oh, quão bonito é o seu rosto’, isso é sexo sutil. Se você lê livros, isso também é sexo sutil. Se você se esforçar para abordar essa mulher ou homem para conseguir uma oportunidade de ficarem mais próximos, isso é sexo sutil” (Palestra de Prabhupada sobre o Śrīmad-Bhāgavatam 7.6:4 — Vrindavana, Índia, 5 de dezembro de 1975).

    “Às vezes, os homens demoníacos planejam supostos esportes, como o tênis, com o sexo oposto. O propósito de tais esportes é ver a constituição física da bela mocinha e gozar de uma mentalidade sexual sutil” (Śrīmad-Bhāgavatam 3.20:35, Significado, autor Prabhupada. —Excerto).

    Por exemplo, podemos assistir uma partida de vôlei feminino visando o jogo em si. Se durante a partida você repara que uma jogadora é bonita e somente isso, você não está praticando sexo sutil. Porém se você repara que uma jogadora é bonita e começa a contemplar maliciosamente a beleza dela, você está praticando sexo sutil.

    Eu, porém, lhes digo que todo aquele que olhar para uma mulher desejando possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. (Bíblia, Mateus 5:28 VFL)

    Aquele que restringe os sentidos da ação, porém, cuja mente continua nos objetos dos sentidos, decerto ilude a si mesmo e é chamado de impostor. (Bhagavad-gītā 3:6)

    “Em relação a sua pergunta, se as atividades pecaminosas mentais causam uma reação ruim? A resposta é não, elas não fazem. Não sofremos por pensar em algo pecaminoso. Não nesta era. Essa é uma concessão especial para Kali-yuga. Sim, você está correto ao afirmar que as atividades espirituais, inclusive as que são realizadas mentalmente, são benéficas. Você viu o quadro no Néctar da Devoção de como um brahmana simplesmente pelo serviço mental foi promovido a Vaikuntha” (Carta de Prabhupada para seu discípulo Madhudvisa, dezembro de 1972).

    “Um de Seus associados pessoais, a saber, Choṭa Haridāsa, convivia com o Senhor Caitanya juntamente com Seus outros associados pessoais confidenciais, mas este Choṭa Haridāsa acabou olhando luxuriosamente para uma moça, e o Senhor Caitanya foi tão rigoroso que o expulsou imediatamente da sociedade de Seus associados pessoais” (Bg. 16:1-3, Significado, autor Prabhupada).

    “Chota Haridasa foi um associado pessoal e íntimo dO Senhor Supremo Deus Caitanya Mahaprabhu. Por isso, O Senhor lhe exigiu um padrão bem mais elevado para permanecer na companhia íntima de Deus. O Bhagavatam e Prabhupada dão a regra geral para almas condicionadas nesta era que estão praticando consciência de Krishna. Felizmente elas não são castigadas por maus pensamentos. Só assim que temos esperança na prática da consciência de Krishna” (Hridayananda Dasa Goswami).

    4- “O que o homem sem Deus ainda não percebeu é que, em sua busca por vida, ele está se suicidando. No casamento, a esposa tenta extrair prazer de seu marido, porém o marido está com o mesmo objetivo de extrair da esposa prazer para si. Quando menos percebem, a meta de ambos não foi atingida e ninguém está feliz — e, por isso, começam a se ferir. Na tentativa de evitar sofrimento a todo custo, o homem sem Deus se torna um ser frágil, despreparado para a vida, e, na primeira tempestade que surge, seu mundo desmorona. Em sua busca por felicidade, não percebe que tudo que seu corpo mais quer o mata mais rapidamente. Sexo, comida em excesso, substâncias químicas, adrenalina do perigo e tantas outras coisas. Agostinho descreve esse estilo de vida como “beber água salgada, tentando matar a sede”: quanto mais você bebe, mais sedento fica. Jesus advertiu as pessoas que estão nesse caminho, dizendo: “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (Jo 12.25). Cristo veio propor uma nova forma de viver — ou (por que não dizer?) a verdadeira forma de viver” (Jesuscopy, A Revolução das Cópias de Jesus, Pr. Douglas Gonçalves, Cap. 5, pg. 83).

    5- “As restrições em relação ao sexo desregrado parecem bobagem em um imaginário nestes moldes: ‘Isso é prazeroso, e não tem nenhum malefício ou efeito colateral. Por que isso deveria ser restringido?’ Esse imaginário, é claro, não corresponde à realidade. O sexo irrestrito traz mazelas no âmbito físico, psicológico, social e espiritual. Qualquer um que enxergue isso, naturalmente concordará com as restrições sugeridas nas escrituras. Mas é preciso analisar com sobriedade, e não com uma inteligência corrompida pelo desejo, acima de tudo, de sentir prazer imediato. Infelizmente, poucos têm essa inteligência nos tempos atuais” (Hridayananda Dasa Goswami).

    Fontes: Conexão Coração e Alma GVT;
    https://vanisource.org/wiki/710805_-_Press_Conference_-_London
    https://askacharyadevaportugues.wordpress.com/2013/06/22/o-sexo-como-uma-expressao-de-amor/
    https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/a-sexualidade-como-caminho-divino/
    https://krishnatoday.com/eight-forms-of-subtle-relations/

  4. 3

    Sexo No Casamento

    Krishna diz: “Eu sou a vida sexual que não é contrária aos princípios religiosos” (Bhagavad-gita 7:11 —Excerto).

    “O sexo é saudável e natural e cumpre uma função divina. Em sua forma de expressão mais elevada, uma relação sexual significa que um homem e uma mulher se uniram para servir a Deus, criando um ambiente para uma nova alma entrar neste reino material e desenvolver seu relacionamento com Ele. Em um casamento, marido e mulher devem ver seus parceiros como presentes de Deus. Os cônjuges que pensam desta maneira, compreendendo que o Senhor os confiou alguém para cuidar, terão a cautela de proteger seus parceiros, de modo que agrade o Senhor” (Bhakti-tirtha Swami. —Texto adaptado).

    “Então, mulher, sexo, há sexo, a necessidade sexual e a demanda corporal. Assim, mulher não só dá prazer sexual para o homem, mas a mulher também deve preparar bom alimento para o homem. O homem trabalha muito duro. Quando ele chega em casa, se a esposa fornece-lhe bom alimento, conforto e sexo, a casa fica muito feliz. Essa é a experiência prática. Então, depois de trabalhar duro, quando o homem chega em casa, se ele é suprido com bom alimento e fica satisfeito por comer, e, em seguida a mulher o satisfaz sexualmente, então ambos permanecem totalmente satisfeitos, e eles podem melhorar seu verdadeiro afazer, a compreensão espiritual, porque a vida humana é para fazer progresso na compreensão espiritual” (Discussão de Prabhupada com Hayagriva sobre Auguste Comte).

    “Em seus ensinamentos, Prabhupada frequentemente definia ‘sexo ilícito’ como ‘sexo fora do casamento’, e ele também deu uma segunda definição: ‘sexo no casamento que não se destina à procriação’. Portanto, nós possuímos ambas definições. A maioria dos casais seguem a primeira definição, que ainda é admirável nos dias de hoje” (HD Goswami. —Texto adaptado).

    Na Bíblia e na Bhagavad-gita são dadas essas duas definições para sexo no casamento:

    Definição Um

    1-6 Passemos agora às perguntas que vocês fazem na carta que me enviaram. Primeira: é bom ter relações sexuais? Sem dúvida, mas de maneira certa. É bom estar casado, tanto para o homem quanto para a mulher. Os impulsos sexuais são fortes, mas o casamento é forte o bastante para contê-los, permitindo uma vida sexual equilibrada e plena num mundo de desordem sexual. O leito matrimonial deve ser marcado por mutualidade —o marido procurando satisfazer a esposa, a esposa procurando satisfazer o marido. O casamento não é um espaço para “brigar por direitos”. O casamento é uma decisão de servir a outra parte, na cama ou fora dela. A abstinência sexual é possível por um período de tempo, se ambos concordarem e se for para algum propósito de jejum e oração —mas apenas em ocasiões assim. Depois voltem um para o outro. Satanás conhece maneiras engenhosas de nos tentar quando menos esperamos. Entendam que não estou ordenando tais períodos de abstinência; apenas dou o melhor conselho, se vocês quiserem proceder assim. 7- Às vezes, penso que seria melhor que todos fossem solteiros, como eu —uma vida mais simples em muitos sentidos! Mas, o celibato não é para todos, assim como o casamento também não. Deus dá a alguns o dom de ser solteiro e a outros o dom de ser casado. (Bíblia, 1 Coríntios 7:1-7 AM).

    Por exemplo, o prazer sexual é uma necessidade para a alma condicionada e sob a licença dos laços matrimoniais permite-se o prazer sexual. Conforme os preceitos das escrituras, o homem está proibido de ter relações sexuais com qualquer outra mulher a não ser sua própria esposa. Enquanto alguém tiver um corpo material, permite-se que ele satisfaça as necessidades do corpo material, mas sob regras e regulações. (Bhagavad-gita 3:34, Significado, Prabhupada. —Texto adaptado).

    Definição Dois

    27- Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher 28- e os abençoou, dizendo: — Tenham muitos e muitos filhos. (Bíblia, Gênesis 1:27-28 NTLH. —Excerto).

    A vida sexual, conforme os princípios religiosos, deve visar à propagação de filhos. (Bhagavad-gita 7:11, Significado, Prabhupada. —Excerto).

    Conferência de Imprensa no Templo
    5 de agosto de 1971, Londres

    Entrevistadora: Se qualquer um de nós aqui nesta manhã desejasse se tornar seu seguidor o que temos de dar ou desistir?

    Prabhupada: Antes de tudo a pessoa precisa desistir da vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Isso inclui toda a vida sexual ou… O que é ilícito?

    Prabhupada: Sexo ilícito… Sem casamento, sem qualquer relacionamento, vida sexual, isto é a vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Então, o sexo é permitido no casamento, mas não fora.

    Prabhupada: Esta é a vida sexual animal. Assim como os animais, eles não têm relacionamento e têm vida sexual. Mas, na sociedade humana há restrição. Em cada país, em todas as religiões há um sistema de casamento. Assim, sem casamento, a vida sexual é vida de sexo ilícito.

    Entrevistadora: Mas o sexo é permitido dentro do casamento.

    Prabhupada: Sim, é isso.

    Outros exemplos
    que possuem mais de uma definição

    – 16 voltas de japa é a Definição Um. 64 voltas é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado final.

    – Ekadashi com jejum de grãos é a Definição Um. Ekadashi com jejum completo é a Definição Dois. Em ambas as definições obtemos o mesmo resultado também, ou seja, ambas são consideradas padrão.

    – “Quaisquer resultados obtidos em [Definição Um] Satya-yuga por se meditar em Viṣṇu, em [Definição Dois] Tretā-yuga pela realização de sacrifícios, e em [Definição Três] Dvāpara-yuga por servir os pés de lótus do Senhor também podem ser obtidos em [Definição Quatro] Kali-yuga simplesmente pela entoação do mahā-mantra Hare Kṛṣṇa.” (Śrīmad-Bhāgavatam 12.3:52 —Texto adaptado)

    *Notas:

    1- Stricto sensu é uma expressão latina que significa, literalmente, “em sentido específico, estrito”, por oposição ao “sentido amplo”, lato sensu, de um termo.

    2- Bhaktisiddhanta Sarasvati, mestre de Prabhupada, declarou que quem cantasse menos que 64 voltas por dia era um caído. No Caitanya Bhagavata, o Senhor Caitantya afirma que só aceita prasadam daqueles que são Lakeshvaras (aqueles que cantam 64 voltas).

    – Quando Prabhupada pediu para seus seguidores cantarem 64 voltas, todos ficaram em silêncio. “32 voltas”, disse ele. Novamente silêncio. Então misericordiosamente, como Patita Pavana (aquele que liberta os caídos), disse: “16 voltas no mínimo”. Todos concordaram.

    3- Prabhupada também especificou o que é Sexo Sutil: pornografia, masturbação, conversar com gracejos ou desejar outras mulheres além da esposa… Tudo isso é sexo ilícito.

    “Existem oito tipos de vida sexual sutil. Se você vê uma mulher bonita e se você aprecia, ‘Oh, quão bonito é o seu rosto’, isso é sexo sutil. Se você lê livros, isso também é sexo sutil. Se você se esforçar para abordar essa mulher ou homem para conseguir uma oportunidade de ficarem mais próximos, isso é sexo sutil” (Palestra de Prabhupada sobre o Śrīmad-Bhāgavatam 7.6:4 — Vrindavana, Índia, 5 de dezembro de 1975).

    “Às vezes, os homens demoníacos planejam supostos esportes, como o tênis, com o sexo oposto. O propósito de tais esportes é ver a constituição física da bela mocinha e gozar de uma mentalidade sexual sutil” (Śrīmad-Bhāgavatam 3.20:35, Significado, autor Prabhupada. —Excerto).

    Por exemplo, podemos assistir uma partida de vôlei feminino visando o jogo em si. Se durante a partida você repara que uma jogadora é bonita e somente isso, você não está praticando sexo sutil. Porém se você repara que uma jogadora é bonita e começa a contemplar maliciosamente a beleza dela, você está praticando sexo sutil.

    Eu, porém, lhes digo que todo aquele que olhar para uma mulher desejando possuí-la, já cometeu adultério em seu coração. (Bíblia, Mateus 5:28 VFL)

    Aquele que restringe os sentidos da ação, porém, cuja mente continua nos objetos dos sentidos, decerto ilude a si mesmo e é chamado de impostor. (Bhagavad-gītā 3:6)

    “Em relação a sua pergunta, se as atividades pecaminosas mentais causam uma reação ruim? A resposta é não, elas não fazem. Não sofremos por pensar em algo pecaminoso. Não nesta era. Essa é uma concessão especial para Kali-yuga. Sim, você está correto ao afirmar que as atividades espirituais, inclusive as que são realizadas mentalmente, são benéficas. Você viu o quadro no Néctar da Devoção de como um brahmana simplesmente pelo serviço mental foi promovido a Vaikuntha” (Carta de Prabhupada para seu discípulo Madhudvisa, dezembro de 1972).

    “Um de Seus associados pessoais, a saber, Choṭa Haridāsa, convivia com o Senhor Caitanya juntamente com Seus outros associados pessoais confidenciais, mas este Choṭa Haridāsa acabou olhando luxuriosamente para uma moça, e o Senhor Caitanya foi tão rigoroso que o expulsou imediatamente da sociedade de Seus associados pessoais” (Bg. 16:1-3, Significado, autor Prabhupada).

    “Chota Haridasa foi um associado pessoal e íntimo dO Senhor Supremo Deus Caitanya Mahaprabhu. Por isso, O Senhor lhe exigiu um padrão bem mais elevado para permanecer na companhia íntima de Deus. O Bhagavatam e Prabhupada dão a regra geral para almas condicionadas nesta era que estão praticando consciência de Krishna. Felizmente elas não são castigadas por maus pensamentos. Só assim que temos esperança na prática da consciência de Krishna” (Hridayananda Dasa Goswami).

    4- “O que o homem sem Deus ainda não percebeu é que, em sua busca por vida, ele está se suicidando. No casamento, a esposa tenta extrair prazer de seu marido, porém o marido está com o mesmo objetivo de extrair da esposa prazer para si. Quando menos percebem, a meta de ambos não foi atingida e ninguém está feliz — e, por isso, começam a se ferir. Na tentativa de evitar sofrimento a todo custo, o homem sem Deus se torna um ser frágil, despreparado para a vida, e, na primeira tempestade que surge, seu mundo desmorona. Em sua busca por felicidade, não percebe que tudo que seu corpo mais quer o mata mais rapidamente. Sexo, comida em excesso, substâncias químicas, adrenalina do perigo e tantas outras coisas. Agostinho descreve esse estilo de vida como “beber água salgada, tentando matar a sede”: quanto mais você bebe, mais sedento fica. Jesus advertiu as pessoas que estão nesse caminho, dizendo: “Aquele que ama a sua vida, a perderá; ao passo que aquele que odeia a sua vida neste mundo, a conservará para a vida eterna” (Jo 12.25). Cristo veio propor uma nova forma de viver — ou (por que não dizer?) a verdadeira forma de viver” (Jesuscopy, A Revolução das Cópias de Jesus, Pr. Douglas Gonçalves, Cap. 5, pg. 83).

    5- “As restrições em relação ao sexo desregrado parecem bobagem em um imaginário nestes moldes: ‘Isso é prazeroso, e não tem nenhum malefício ou efeito colateral. Por que isso deveria ser restringido?’ Esse imaginário, é claro, não corresponde à realidade. O sexo irrestrito traz mazelas no âmbito físico, psicológico, social e espiritual. Qualquer um que enxergue isso, naturalmente concordará com as restrições sugeridas nas escrituras. Mas é preciso analisar com sobriedade, e não com uma inteligência corrompida pelo desejo, acima de tudo, de sentir prazer imediato. Infelizmente, poucos têm essa inteligência nos tempos atuais” (Hridayananda Dasa Goswami).

    Fontes: Conexão Coração e Alma GVT;
    https://vanisource.org/wiki/710805_-_Press_Conference_-_London
    https://askacharyadevaportugues.wordpress.com/2013/06/22/o-sexo-como-uma-expressao-de-amor/
    https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/a-sexualidade-como-caminho-divino/
    https://krishnatoday.com/eight-forms-of-subtle-relations/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!