Shiva é dahi, iogurte, e Krishna é o leite. Quando você pega leite puro e o mistura com algo um pouco azedo, ele se torna dahi, iogurte. Krishna é espírito puro, e quando esse espírito puro é misturado com maya, então isso é Shiva. O Senhor Shiva é maya-adhipati. Certa vez foi indagado a Yudhisthira Maharaja que embora o Senhor Shiva pareça ser como um mendigo, que não possui sequer uma casa e vive debaixo de uma árvore, seus devotos se tornam muito ricos e opulentos materialmente. Enquanto embora o Senhor Vishnu seja laksmi-pati ( o esposo de Laksmi, a deusa da fortuna ) e vaikuntha-pati ( o mestre do mundo espiritual ), os Vaisnavas ( devotos de Vishnu ) se tornam mendigos. Justamente o oposto. Ao adorar o mendigo, torna-se rico, e ao adorar o rico, torna-se mendigo. Por que essa contradição?

Então isso é respondido por Krishna, yasyāham anugrhnāmi harisye tad-dhanam sanaih [SB 10.88.8], “Minha primeira benção ao meu devoto é que eu levo embora todas suas riquezas”. Isso é tudo. Então quando ele se torna desamparado, ele se torna firmemente convicto de que ele não possui outro abrigo, e então automaticamente ele toma abrigo em Krishna. Isso é o que Krishna exige, sarva-dharmān parityajya mām ekam [Bg. 18.66]. Quando ele não possui outra ajuda, ele se rende completamente a Krishna. Essa é a misericórdia especial de Krishna.

Até onde diz respeito ao Senhor Shiva, ele é o marido da mãe Durgā, o supremo poder material, srsti-sthiti-pralaya sādhana-saktir ekā chāyeva yasya bhuvanāni vibharti durgā [Bs. 5.44]. Então o devoto de Shiva recebe todas as bençãos materiais, e o Vaishnava, ao invés de bençãos materiais, recebe todas as bençãos espirituais. Essa é a diferença.


A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada – Trecho de palestra de 13 de Abril de 1975, Hyderabad, Índia.

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!