Srila Gour Govinda Swami: O guru veio da terra de Kṛṣṇa. Ele é muito querido a Kṛṣṇa, nikuñja-yūno rati-keli-siddhyai. No Gurvaṣṭaka vocês cantam assim, não é? Ele é tão querido, e ele veio daquela terra com uma corda. Você sabe o que essa corda é?

Devoto: Não.

Srila Gour Govinda Swami: Você não sabe?… (rindo) Você sabe? Essa corda é kṛṣṇa-prema-bhakti-sūtra. Sūtra significa corda. Kṛṣṇa-prema-bhakti é sūtra, a corda. Uma ponta da corda está amarrada aos pés de lótus de Kṛṣṇa, e a outra ponta o guru está segurando em sua mão. Ele veio daquela terra a esse mundo material, e ele coloca aquela corda dentro do poço escuro. Você está em um poço escuro e Gurudeva diz, “Você, senhor X, segure essa corda com bastante firmeza. Não permita qualquer negligência. Eu irei puxá-lo”. Você compreende? O seu negócio é a segurar com bastante firmeza, sem negligência.

Essa corda é seguir estritamente as instruções do seu guru. Então o guru pode te puxar. Se há a menor das desobediências, a menor das negligências, então você cairá. O guru se esforçou tanto. Você fez com que ele se esforçasse tanto, mas você caiu. Que grande choque você trouxe para o seu guru. Você nunca pensa nisso? Você não pode pensar nisso? Você deve estar consciente disso, mas você não tem essa consciência. Você me compreende? Sim? Então isso é recíproco. Não é unilateral.”


( Srila Gour Govinda Swami – Evening Darsan 20th November 1989, Bhubaneswar )

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!