VELHO TESTAMENTO

“Quem mata um boi é como o que tira a vida a um homem; quem sacrifica um cordeiro é como o que degola um cão; quem oferece uma oblação é como o que oferece sangue de porco; quem queima incenso em memorial é como o que bendiz a um ídolo; também estes escolhem os seus próprios caminhos, e a sua alma se deleita nas suas abominações.” ( Isaías 66:3 )

APÓCRIFOS

“Eu vim para destruir os sacrifícios, e caso vós não cesseis de sacrificar, a ira de Deus não cessará de cair sobre vós.” ( Evangelho dos Ebionitas ).

“( Disseram os discípulos ) – Onde quer que nós arranjemos para que vós possais comer na Páscoa?

( Jesus respondeu ) – Não tenho desejo algum de partilhar da carne deste cordeiro de Páscoa convosco.” ( Evangelho dos Ebionitas )

“Muitos não sabendo como estavam sendo influenciados, consentiram com os maus pensamentos sugeridos pelos demônios, como se fosse o raciocínio de suas próprias almas. Pois assim como as serpentes de fogo atiram flechas por seu próprio fôlego, também esses demônios colocam sob sua própria vontade aqueles que partilham de sua mesa de carnes frescas.” ( Apóstolo Pedro, nas Homílias Clementinas ).

“Eu vivo de pão e azeitonas, aos quais raramente adiciono somente vegetais.” ( Apóstolo Pedro, nas Homílias Clementinas ).

PAIS DA IGREJA

“O consumo da carne de animais era desconhecido até o grande dilúvio. Mas desde o grande dilúvio, nós temos colocado a carne de animais em nossas bocas. Jesus, o Cristo, apareceu no tempo que estava previsto, e novamente juntou o fim ao começo, para que agora não mais seja permitido a nós comer da carne de animais.” ( São Jerônimo, Doutor da Igreja )

“É muito melhor que vocês sejam felizes do que façam com que seus corpos ajam como cemitérios de animais. De acordo, o apóstolo Mateus tomava parte em sementes, nozes e vegetais, sem carne alguma.” ( Clemente de Alexandria, um dos Santos Padres da Igreja )

ISLÃ

Hadith de Ibn Mas`ûd: O Profeta Muhammed ( que a paz esteja sobre ele ) disse: “Use o leite e a gordura da vaca mas evite sua carne, pois de fato o leite e a gordura são medicinais mas a carne causa doença.” [Mustadrak al-Hâkim]

Hadith de Mulaikah bint ‘Amr: O Profeta Muhammed ( sallallahu Alayhi wa sallam ) disse: “O leite do bezerro contém a cura, sua gordura é medicinal, e a sua carne causa doença.” ( Tabarani )

BHAGAVAD GITA COMO ELE É

Significado ao verso 16 do capítulo 14, dado por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada:

“Devido à ignorância, as pessoas não percebem que existe um Estado perfeito, completamente controlado pelo Senhor Supremo. Cada ser vivo é filho do Senhor Supremo, e Ele não tolera que se mate nem mesmo uma formiga. Deve-se pagar por isso. Logo, entregar-se à matança de animais só para satisfazer a língua é a espécie mais grosseira de ignorância. O ser humano não tem necessidade de matar animais, porque Deus forneceu-lhe tantas coisas boas. Se, apesar disso, ele insiste em comer carne, deve-se entender que está agindo em ignorância e está tornando seu futuro muito tenebroso. De todas as espécies de matança de animais, a matança de vacas é muito nefasta porque a vaca nos dá todas as espécies de prazer, fornecendo o leite. Abater vacas é cometer um dos mais grosseiros atos de ignorância. Na literatura védica (Ṛg Veda 9.46.4), as palavras gobhiḥ prīṇita-matsaram indicam que quem deseja matar a vaca, apesar de estar plenamente satisfeito com o leite, encontra-se na mais grosseira ignorância. Também há uma oração na literatura védica que diz:

namo brahmaṇya-devāya
go-brāhmaṇa-hitāya ca
jagad-dhitāya kṛṣṇāya
govindāya namo namaḥ

“Meu Senhor, Você é o benquerente das vacas e dos brāhmaṇas, e é o benquerente de toda a sociedade humana e do mundo.” (Viṣṇu Purāṇa 1.19.65) O fato é que nesta oração se faz menção especial à proteção das vacas e dos brāhmaṇas. Os brāhmaṇas são o símbolo da educação espiritual, e as vacas são o símbolo do alimento mais valioso; estas duas criaturas vivas, os brāhmaṇas e as vacas, devem receber toda a proteção — este é o verdadeiro progresso da civilização. Na sociedade humana moderna, negligencia-se o conhecimento espiritual e estimula-se a matança de vacas. Deve-se compreender, então, que a sociedade humana avança na direção errada e prepara o caminho de sua própria condenação.”

Follow us

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leave the field below empty!