Escrito por Chandan Yatra Das
Sri Tota Gopinath requintadamente uma bela Deidade auto-manifesta do Senhor Sri Krsna. Sri Tota Gopinath é uma Deidade única porque Ela é única Deidade de Krsna no mundo que está “sentada” e tocando Sua flauta.
Tota Gopinath tem também uma qualidade carismática e sedutora que nos atrai sempre ao Seu darshan. Srila Vrindavan Das Thakura exalta seu poder: “Até um extremo ateísta será modificado ao ver a Deidade de Gopinath.” Às 7 da manhã durante o darshan, quando pedido, o pujari pode mostrar um pequeno risco dourado no joelho direito da Deidade onde entrou Mahaprabhu.
A Aparição de Sri Tota Gopinath
O templo de Gopinath está em Sri Ksetra Jagannatha Puri Dham numa área chamada Yamesvara Tota. Quando o Senhor Caitanya tomou sannyasa, Ele permaneceu em Jagannatha Puri por 18 anos. Sri Gadhadara Pandita também veio com Mahaprabhu. A maioria dos associados de Mahaprabhu permaneceu na Bengala, eles vinham a Puri somente uma vez por ano, para os quatro meses chuvosos para atender ao Senhor Jagannatha e ver ao Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, mas Gadhadara Pandita não podia suportar a separação de seu Senhor e o Senhor não podia suportar se separar dele. Então, Ele foi permitido ficar com Mahaprabhu em Puri. Gadhadara Pandita residiu aqui no Templo de Sri Tota Gopinath. Enquanto residia aqui no pacífico jardim de árvores e trepadeiras, Gadhadara Pandita recitava o Srimad Bhagavatam toda tarde. Mahaprabhu assistiu regularmente e ouvia os passatempos de Dhruva Maharaj e Prahlada Maharaj 100 vezes.
Um dia, Sri Caitanyadeva experimentou um sentimento de separação imenso do Senhor Krsna, clamando: “Onde está meu Prananatha?” Gouranga começou a cavar a areia em busca de Seu Senhor. Sentindo a pedra esculpida mukuta de uma murti debaixo da terra, Gaurahari exclamou: “Gadai, achei o tesouro mais precioso aqui, gostaria de aceitar?” Percebendo a cabeça emergindo da areia, Gadhadara ajudou Gouranga a descobrir a mais bela Deidade do Supremo Senhor Sri Krsna.
Mahaprabhu chamou a Deidade de Gopinath, e devido a ela ter aparecido no jardim chamado Tota em Oriya os devotos a chamam assim, Tota Gopinath. Sri Caitanya Mahaprabhu deu a responsabilidade do serviço de Sri Tota Gopinath a seu querido Gadhadara Pandita e também lhe concedeu ksetra-sannyasa.
A Deidade de Sri Tota Gopinath é linda, Sri Vrindavan Das Thakur descreve a beleza de Sri Tota Gopinath no seu Sri Caitanya-Bhagavata (Sri Caitanya-Bhagavat Antya 7.114):
“Na casa de Gadhadara está o mais atrativo Gopinath. Esta Deidade é exatamente como o filho de Nanda. Sri Caitanya Mahaprabhu mesmo a segurou em seu colo. Até o mais ateu será modificado ao ver essa Deidade. Por ver a postura de seu corpo e rosto com flauta o Senhor Nityananda derrama lágrimas de ilimitada bem-aventurança.”
Por que Tota Gopinath está sentado?
A Deidade de Sri Tota Gopinath estava anteriormente em pé e sendo adorada por Sri Gadhadara Pandita, mas depois da partida de Sri Caitanya Mahaprabhu, Gadai (Gadhadara) se sentiu devastado, seu corpo se dobrou por intensa agonia da separação de seu amado Goura. Embora ele tivesse somente 47 anos, Gadhadara se tornou muito magro como um ancião, incapaz de levantar seus braços, Gadai não podia nem vestir Tota Gopinath e nem oferecer a Ele candana e guirlandas. Gadhadara pensou que seria melhor colocar outro pujari na adoração do Senhor.
Em um sonho naquela noite, Tota Gopinath apareceu e disse:
– Porque você quer colocar outro pujari a Meu seva? Eu quero que apenas você me sirva.
Gadhadara respondeu:
– O Prananatha! Devido a minha condição, eu não consigo ficar em pé e lhe servir apropriadamente.
O Senhor Gopinath disse:
– Não, Eu insisto que apenas você Me sirva. Se você encontra dificuldade, apartir de amanhã Eu me tornarei menor.
Na manhã seguinte a forma da Deidade estava sentada.